Sessões do Evento

                    III Colóquio Anarkhos

Microfeminilidades e Performatividades

(10 de dezembro de 2020)


1ª sessão (manhã) – Clandestinidades Com Clarice

No ano comemorativo ao centenário de nascimento de Clarice Lispector, abriremos margem para encontros clandestinos com uma arte-escritura de Clarice atravessada por inquietudes, gritos e silêncios, virtualizações e vivências cotidianas que exigem mais que o mero ler e olhar, a fim de fitar e fisgar o indeterminado em seus múltiplos sentidos. Um convite a percorrer o livro-rizoma Clarice nas suas desterritorializações do humano e do feminino, romper a “casca” existencial [do patriarcado] e fazer fervilhar fluxos de vida múltiplos, intensivos, subversivos, clandestinos com Clarice.




2ª sessão (tarde) – Arte Menor e Experimentações Literárias 

Os vetores de uma arte menor e uma literatura menor serão tramados por variações das artes- performances cênicas, poéticas e literárias na perspectiva do Pensamento da Diferença e das cartografias literárias nos espaços-tempos rizomáticos da arte-literatura-educação. Arte menor que agencia coletividades subversivas e anárkhicas, que produz devires minoritários, micropolíticas e micropoéticas da Diferença na educação.



3ª sessão (noite) – Microfeminilidades Anárkhicas

O que pode um corpo e uma arte anárkhica nos devires e derivas das microfeminilidades e performatividades de gênero e sexualidade na educação? As múltiplas formas de experimentar o corpo, a sexualidade, o desejo, os afectos e as potências do pensamento serão aberturas às rebeldias, resistências, desobediências e insurreições libertárias de um corpo anárkhico desterritorializado dos padrões morais e sociais generificados.



Crédito das Imagens (em ordem de apresentação):
Sem Título, de Clarice Lispector
Iluminura de Martha Barros
Lo Stupo, de René Magritte

Comentários

Postagens mais visitadas