Sobre o Anarkhos
O GRUPO:
O Grupo de Pesquisa ANARKHOS – Micropolíticas, Arte-Performance e Experimentações Literárias na Educação foi criado no ano de 2018 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins, Cametá, Pará. O grupo objetiva tecer redes de conexões entre pesquisas da pós-graduação e graduação que se inserem em um campo rizomático de experimentações na perspectiva da Filosofia da Diferença, estudos de gênero, microfeminilidades e performatividades, em suas relações com as artes e as literaturas na pesquisa cartográfica em educação. Intercessorxs como Deleuze e Guattari e Foucault e Nietzsche e Beauvoir e Butler e Preciado e Lemebel e Louro e Rago e Lispector e Woolf e Frida e Leminski e... compõem a geo-política filosófica, artística, literária do pensamento da diferença nas suas confluências com a pesquisa cartográfica em educação.
Nos colóquios artísticos que o grupo promove anualmente, a ênfase incide no viés de uma arte menor experimental vivenciada por variações de artes-performances e experimentações poéticas e literárias tramadas na perspectiva das micropolíticas e micropoéticas das diferenças e dos devires-anárkhicos que atravessam os espaços-tempos das artes, das literaturas e da educação.
Em sua primeira edição, no ano de 2018, o Colóquio Anarkhos percorreu as ressonâncias anárkhicas dos cinquenta anos do Maio de 68 - Micropolíticas, Arte-Performance e Experimentações Literárias na Educação, no contexto francês e brasileiro, em seus atos de rebeldia e linhas de fuga artísticas, políticas, corporais, culturais e literárias, tecendo virtualizações libertárias com a arte-resistência no tempo presente.
No ano de 2019, o segundo Colóquio Devires Anárkhicos: Corpo-Palavra-Movimento interligou as artes performáticas do corpo e das sexualidades da Diferença com as sonoridades poéticas imagéticas da palavra literária minoritária nas cartografias literárias com Clarice, Conceição Evaristo, Manoel de Barros, Paulo Leminski, Pedro Lemebel em movimentos rizomáticos e subversivos na educação.
No ano de 2020 o III Colóquio Anarkhos Microfeminilidades e Performatividades tece linhas de Clandestinidades com Clarice Lispector em comemoração ao seu centenário de nascimento. A arte menor, as experimentações poéticas e literárias, as microfeminilidades anárkhicas serão tramadas nesta zona clandestina com a literatura, a arte-performance, o corpo, a sexualidade, a palavra poética e as sonoridades imagéticas em suas derivas e devires.
No ano de 2022, o IV Colóquio Anarkhos: Cartografias Anárkhicas: corpo e arte e educação e... experimenta rizomas e cartografias anárkhicas da filosofia da diferença em intercessões com a arte e o corpo e a literatura e a educação e traça linhas intensivas com uma arte minoritária nas pesquisas em educação, por experimentações literárias e performatividades do corpo e microfeminilidades. As cartografias anárkhicas traçam linhas de fuga nos (des)territórios da educação e suas multiplicidades, instigando as experimentações da escrita e da arte por devires e potências de criação.
Contato: grupoanarkhos@gmail.com
COORDENADORES:
Gilcilene Dias da Costa
É Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Professora da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins-Cametá, Faculdade de Linguagem. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA) nos biênios 2016-2018 e 2019-2020. Docente permanente do PPGEDUC e do Doutorado em Educação em Rede da Amazônia (PGEDA). Desenvolve pesquisas nas áreas da Filosofia da Diferença e Pesquisa-rizoma na Educação. Cartografias literárias, corpo-escritura, antropofagia, erótica, microfeminilidades e performatividades de gênero. Coordena o projeto de pesquisa (2020-2021) “O livro-rizoma e a máquina literária: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar" (UFPA).
José Valdinei Albuquerque Miranda
É Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Campus Universitário do Tocantins/Cametá (UFPA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do CUNTINS (PPGEDUC/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação de Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA). Desenvolve estudos relacionados à Filosofia, Micropolíticas e Micropoéticas, Corpo, Arte-Performance, Heterotopias na Educação. Coordena o Projeto de Pesquisa (2020-2021) “Arte-performance: variações anárquicas e experimentações pedagógicas na educação” (UFPA).
LINHAS DE PESQUISA DO GRUPO ANARKHOS
1. Filosofia da Diferença e Pesquisa-rizoma na Educação. Cartografias
literárias, corpo-escritura, antropofagia, erótica, microfeminilidades e
performatividades de gênero.
Pesquisadora: Gilcilene Dias da Costa
Objetivos
·
Perspectivar um pensamento-rizoma na educação
nas linhas de uma cartografia literária conectada ao corpo-escritura, às
microfeminilidades e às performatividades de gênero.
· Devorar os conceitos de livro-rizoma e
corpo-escritura nas engrenagens de uma maquinaria antropofágica nas artes de
escrever-educar.
· Experimentar as potências políticas e eróticas
do corpo-escritura, como abertura aos feminismos subversivos em suas
multiplicidades e devires.
Palavras-chave:
Cartografias literárias. Rizoma. Corpo-escritura.
Microfeminilidades. Performatividades de Gênero.
Antropofagia. Erótica. Educação.
MEMBROS (em ordem alfabética):
Ademilson Filocreão Veiga
Mestrando em Educação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC-UFPA-CAMETÁ), linha de pesquisa Culturas e Linguagens. Graduado em Letras - Língua Portuguesa, também pela UFPA. Desenvolveu de 2017 a 2019, como bolsista PIBIC/CNPQ, dois planos de trabalho em escolas públicas de Cametá, cuja proposta era proporcionar uma literatura mais fruitiva e menos instrumental no ambiente escolar. Desde a graduação, desenvolve pesquisa com Clarice Lispector aliada à filosofia, questões de gênero, arte e educação. Para a dissertação de mestrado, também se alia à obra de Virgínia Woolf. Como Virgínia, acha que as palavras são uma maneira de resistir. Como Clarice, antes de sentir arte, sentiu a beleza profunda da luta.Email: ademilson.veiga@cameta.ufpa.br
Ana Carolina Lopes Medeiros
Atualmente, Estudante de Graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará, regularmente matriculada na turma 2018 no Pólo de Mocajuba do Campus Universitário Tocantis/Cametá. Atuando no Projeto de Pesquisa: “ O LIVRO RIZOMA E A MÁQUINA LITÉRIA: Devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar”, acentuando o estudo “AS VOZES POLIFÔNICAS NA LITERATURA DE CLARICE LISPECTOR”.
Email: anacarolinalopesmedeiros@gmail.com
Ana Paula Gomes
Graduada
em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Pará (2018) com
ênfase em História Oral e História Cultural através da pesquisa "Cultura
Marginal: A trajetória das drags themonias em Belém do Pará" e
atualmente Mestranda do Programa de Pós
Graduação Educação e Cultura PPGEDUC pesquisando sobre temáticas que envolvem gênero, arte, educação
e sexualidade no Brasil, dialogando estudos voltados a Teoria queer articulados
aos estudos cartográficos de Deleuze e Guatarri com a pesquisa "A MONTAÇÃO
VIROU MEGAZORD E AS THEMONIAS VEM EM POROROCA: A arte drag como potência
infernal na Educação através da atuação das drags themonias"
Doutorando em Educação na Amazônia (PGEDA - UFPA). Mestre em Educação (UnB). Especialista em Educação Profissional de Jovens e Adultos (CEFET-PA). Licenciado em Pedagogia (UFPA). Desenvolve pesquisa sobre o corpo-escritura e a criação poética com Hilda Hilst, na perspectiva de uma educação pelo sensível.
Mestra em Educação e Cultura (PPGEDUC UFPA-CUNTINS). Graduada em Letras-Língua portuguesa (UFPA-CUNTINS). Desenvolve cartografias literárias com as obras de Clarice Lispector entre arte-literatura e educação nas tramas do pensamento filosófico da Diferença, experimentando a literatura de mulheres como corpo poético e político de resistências e aprendizagens da vida em potência de criação e insurgência nas derivas da pesquisa em Educação. Flana entre palavras, melodias e maresias.
Graduando do Curso de Letras Língua Portuguesa, pela UFPA. Desenvolveu pesquisas em escolas da rede pública de Cametá. Mergulha nas tramas da palavra poética de Manoel de Barros, buscando-se movimentar pelas geo-corporiedades intensas e desconhecidas da arte-vida E literatura-viva. Embrenha-se, atualmente, nas tessituras do pensamento "Literatura-viva", experimentando encontros entre a poética barreana e a filosofia deleuze-guattariana. É puxado por ventos e palavras.
E-mail: jonatasdijesus@gmail.com
Maria
Durcilene Freitas Corrêa
Graduada em Licenciatura Plena em
Letras/Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará
(2005). Especialista em Linguagem e Educação (2009) UFPA/ Campus Universitário
do Tocantins/Cametá. Mestranda do Curso de Educação e Cultura (PPGEDUC) da
Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins/Cametá.
Pesquisadora na área da Filosofia da diferença, cartografias intensivas em Arte
e Educação, as potências e os devires feminino. É professora Efetiva da
Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Cametá.
Email: ducycorrea@yahoo.com.br
Estudante de Graduação em Letras, Língua Portuguesa (UFPA). Membro do Grupo de
Pesquisa ANARKHOS: Micropolíticas, Arte-Performance e Experimentações
Literárias na Educação, coordenado pela professora Drª Gilcilene Dias da Costa,
no qual desenvolveu, de agosto de 2020 a julho de 2021, o plano de trabalho
"Clarice Lispector e o Devir-mulher na Literatura", como bolsista
PIBIC - UFPA/INTERIOR e de agosto de 2021 a julho de 2022, o plano de trabalho
"Cartografias de leitura nômade e devir-criança em Clarice
Lispector", como bolsista PIBIC - UFPA/INTERIOR. Ambos os planos de trabalhos
estão articulados ao projeto de pesquisa O LIVRO-RIZOMA E A MÁQUINA LITERÁRIA:
Devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar
Email: deduardabacha@gmail.com
Maria Madalena Silva da Silva
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2005). Especialista em Tradução e Interpretação de Libras\Língua Portuguesa, mestra em Educação PPGEDUC\UFPA campus Cametá, colaboradora e formadora - Acesso Cursos, compõe a comissão de verificação de autodeclaração da Universidade Federal Rural da Amazônia, tradutora intérprete de língua de sinais da Universidade Federal do Pará, professor formadora da Universidade Federal do Pará e da Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba, professora do Atendimento Educacional especializado AEE, compõe o grupo de estudos GELIBRAS, uma das fundadoras do coletivo de mulheres negras SANKOFA, vereadora (PSOL) na mandata por todas as vozes. Atuação com o público das Pessoas com Deficiência, transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades, Educação para as relações étnicos raciais e educação Antirracista.
Email: madceg@yahoo.com.br
Liberty Lima
Prof-artista. Mestrando em Educação e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA). Linha de pesquisa Culturas e Linguagens. Participante do Grupo pesquisa ANARKHOS. Graduado em história, 2018 (UFPA/CUNTINS). Experimenta encruzilhadas cartográficas em múltiplos planos de pensamentos com a arte, a Teoria queer, Filosofia da Diferença, Gênero-Sexualidades e Educação na Amazônia.
E-mail: warllensouzaws@gmail.com
2. Filosofia, Micropolíticas e Micropoéticas, Corpo, Arte-Performance
e Heterotopias na Educação.
Pesquisador: José Valdinei Albuquerque Miranda
Objetivos:
·
Discutir abordagens do pensamento da diferença
nas relações entre micropolíticas e mocripoéticas na educação.
·
Experimentar a arte-performance como linguagem
anárquica do corpo em espaços escolares e não escolares.
· Cartografar experimentações com arte-performance e a produção de heterotopias inventivas na educação.
Palavras-chave:
Arte-Performance. Micropolíticas. Micropoéticas.
Corpo. Linguagem. Variações anárquicas.
Cartografia. Heterotopia. Educação.
MEMBROS (em ordem alfabética):
Bruno
da Silva Viana
Mestrando
do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA), linha de
pesquisa Culturas e Linguagens. Bolsista CAPES do Programa Nacional de
Cooperação Acadêmica na Amazônia PROCAD-AM (2019). Graduação em Pedagogia pela
Universidade Federal do Pará (2017). Transita às margens das pesquisas em Educação,
com estudos em arte-poesia marginal de Paulo Leminski; experimentações,
vibrações, contaminações e anarquia da palavra na educação.
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC UFPA-CUTINS). Graduada em Pedagogia (UFPA-CUTINS). Desenvolve pesquisa sobre CORPO E ARTE PERFORMATIVA DE GÊNERO: HETEROTOPIAS INVENTIVAS NA EDUCAÇÃO, com o objetivo de problematizar as questões de governo e à regulação do corpo discutidas por meio da arte performativa do gênero e destacando sua potência inventiva na construção de espaços de heterotopias na educação.
Email: carolinesocorroped13@gmail.com
Licenciada em Ciências Naturais (UFPA/CAMETÁ – 2018),
mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC –
UFPA/CAMETÁ – 2021), na linha de pesquisa Culturas e Linguagens, bolsista do
programa de ações afirmativas da Fundação de Amparo à Pesquisa na Amazônia
(FAPESPA). Desenvolve, na pós-graduação, a pesquisa-experimento sobre o CORPO e
CRIAÇÃO como elementos vivos na educação, com a cosmovisão de arte de Hélio Oiticica,
na Arte Ambiental, arte experimental e recriação de vida-mundos, em diálogo com
Foucault, Nietzsche, Deleuze e Guattari, entre outros filósofos e artistas.
Ivana
Moura Viana
Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de educação; Professora da rede Municipal de ensino de Cametá. Mestranda do PPGEDUC – UFPA. Sua pesquisa de dissertação de mestrado discute sobre Variações de Gênero e Sexualidade numa perspectiva de Arte Performance, realizada na escola de ensino Médio Osvaldina Muniz, em Cametá-Pa, tendo como participantes integrantes do GEACOM (Grupo Experimental Arte-Cultural Osvaldina Muniz).
Marta Martins Pederiva
Doutoranda
em Educação na Amazônia (PGEDA), Associação Plena em Rede (Educanorte), pelo
polo Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA) com a pesquisa
"DEVIRES-MUSICATUANTES". Mestra em Artes da Cena pela Escola Superior
de Artes Célia Helena, em São Paulo, com a pesquisa "Musicatuante:
Desafios e Possibilidades". Licenciada em Educação Artística com
habilitação em Música pela Universidade de Brasília (UNB). Atua na interface
artística entre música e teatro, além de buscar pistas para processos educativos
em arte mais integrais, diversos e plurais.
Email:
marta.pederiva@hotmail.com
Sandro Henrique Rodrigues Menezes
Psicólogo (SMS/Cametá-PA); Bacharel em Psicologia; Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes (LACRI/IPUSP). Coordenação do Núcleo Especializado de Atendimento e Apoio Pedagógico (SEMED/2016). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Linha de Pesquisa de Culturas e Linguagens (PPGEDUC/UFPA). Desenvolve pesquisa na temática de narrativas de gênero e educação.
Regilane Serrão Lima
Mestranda em Educação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC-UFPA-CAMETÁ), linha de pesquisa Culturas e Linguagens. Graduada em Pedagogia pela UEPA, possui Pós-graduação Lato Sensu em Novas Tecnologias Aplicadas em Ambientes da Educação Básica pela UFPA, está cursando o 6º período do curso Bacharelado em Direito pela faculdade Esmac, faz parte do grupo UNEGRO (União de Negras e Negros pela igualdade) e faz parte do grupo de pesquisa Anarkhos.
Email: regilaneserraolima@gmail.com
Ivanda Costa dos Santos
Mestranda em Educação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC-UFPA-CAMETÁ), linha de pesquisa Culturas e Linguagens. Graduada em Letras - Língua Espanhola, também pela UFPA, possui Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola. De 2021 a 2022 foi bolsista pelo PIBIC, atuou como pesquisadora no plano de trabalho " A literatura Contemporânea: as manifestações de minorias éticas, raciais e de diversidade sexuais no século XX e XXI". No segundo semestre do ano de 2022 fez parte do programa Institucionalizado de bolsas de iniciação científica e participou da pesquisa intitulada " História da literatura Latino-americana. As ferramentas contemporâneas: Século XX e XXI” até 2023. É membro do grupo Narrato: Laboratório de ensino, pesquisa e extensão em narrativas orais (CNPq) e faz parte do grupo de pesquisa Anarkhos.
Email: ivandacarmo15@gmail.com
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