Sobre o Anarkhos

O GRUPO: 



O Grupo de Pesquisa ANARKHOS – Micropolíticas, Arte-Performance e Experimentações Literárias na Educação foi criado no ano de 2018 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins, Cametá, Pará. O grupo objetiva tecer redes de conexões entre pesquisas da pós-graduação e graduação que se inserem em um campo rizomático de experimentações na perspectiva da Filosofia da Diferença, estudos de gênero, microfeminilidades e performatividades, em suas relações com as artes e as literaturas na pesquisa cartográfica em educação. Intercessorxs como Deleuze e Guattari e Foucault e Nietzsche e Beauvoir e Butler e Preciado e Lemebel e Louro e Rago e Lispector e Woolf e Frida e Leminski e... compõem a geo-política filosófica, artística, literária do pensamento da diferença nas suas confluências com a pesquisa cartográfica em educação. 

Nos colóquios artísticos que o grupo promove anualmente, a ênfase incide no viés de uma arte menor experimental vivenciada por variações de artes-performances e experimentações poéticas e literárias tramadas na perspectiva das micropolíticas e micropoéticas das diferenças e dos devires-anárkhicos que atravessam os espaços-tempos das artes, das literaturas e da educação.

Em sua primeira edição, no ano de 2018, o Colóquio Anarkhos percorreu as ressonâncias anárkhicas dos cinquenta anos do Maio de 68 - Micropolíticas, Arte-Performance e Experimentações Literárias na Educação, no contexto francês e brasileiro, em seus atos de rebeldia e linhas de fuga artísticas, políticas, corporais, culturais e literárias, tecendo virtualizações libertárias com a arte-resistência no tempo presente. 


No ano de 2019, o segundo Colóquio Devires Anárkhicos: Corpo-Palavra-Movimento interligou as artes performáticas do corpo e das sexualidades da Diferença com as sonoridades poéticas imagéticas da palavra literária minoritária nas cartografias literárias com Clarice, Conceição Evaristo, Manoel de Barros, Paulo Leminski, Pedro Lemebel em movimentos rizomáticos e subversivos na educação. 


No ano de 2020 o III Colóquio Anarkhos Microfeminilidades e Performatividades tece linhas de Clandestinidades com Clarice Lispector em comemoração ao seu centenário de nascimento. A arte menor, as experimentações poéticas e literárias, as microfeminilidades anárkhicas serão tramadas nesta zona clandestina com a literatura, a arte-performance, o corpo, a sexualidade, a palavra poética e as sonoridades imagéticas em suas derivas e devires.


No ano de 2022, o IV Colóquio Anarkhos: Cartografias Anárkhicas: corpo e arte e educação e... experimenta rizomas e cartografias anárkhicas da filosofia da diferença em intercessões com a arte e o corpo e a literatura e a educação e traça linhas intensivas com uma arte minoritária nas pesquisas em educação, por experimentações literárias e performatividades do corpo e microfeminilidades. As cartografias anárkhicas traçam linhas de fuga nos (des)territórios da educação e suas multiplicidades, instigando as experimentações da escrita e da arte por devires e potências de criação.




No ano de 2023, o V Colóquio Anarkhos: Artevivências Anárkhicas - sentidos e performatividades experimenta uma vivência anárquica da livre arte em suas potências dionisíacas de criação. Traça uma geo-filosofia nômade do corpo-pensamento para propor intervenções, montações, instalações, projeções, subversões anárquicas com a arte, a literatura, a educação. Experimenta os sentidos, as micropolíticas e as performatividades do corpo anárquico, tecendo alianças e agenciamentos coletivos capazes de provocar fissuras e traçar linhas de fuga para os devires nos (des)territórios da arte, da literatura, da educação.




Contato: grupoanarkhos@gmail.com


COORDENADORES:

Gilcilene Dias da Costa

É Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Professora da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins-Cametá, Faculdade de Linguagem. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA) nos biênios 2016-2018 e 2019-2020. Docente permanente do PPGEDUC e do Doutorado em Educação em Rede da Amazônia (PGEDA). Desenvolve pesquisas nas áreas da Filosofia da Diferença e Pesquisa-rizoma na Educação. Cartografias literárias, corpo-escritura, antropofagia, erótica, microfeminilidades e performatividades de gênero. Coordena o projeto de pesquisa (2020-2021) “O livro-rizoma e a máquina literária: devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar" (UFPA).

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José Valdinei Albuquerque Miranda

É Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Educação, Campus Universitário do Tocantins/Cametá (UFPA). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura do CUNTINS (PPGEDUC/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação de Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA). Desenvolve estudos relacionados à Filosofia, Micropolíticas e Micropoéticas, Corpo, Arte-Performance, Heterotopias na Educação. Coordena o Projeto de Pesquisa (2020-2021) “Arte-performance: variações anárquicas e experimentações pedagógicas na educação” (UFPA). 

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LINHAS DE PESQUISA DO GRUPO ANARKHOS

1. Filosofia da Diferença e Pesquisa-rizoma na Educação. Cartografias literárias, corpo-escritura, antropofagia, erótica, microfeminilidades e performatividades de gênero.

Pesquisadora: Gilcilene Dias da Costa


Objetivos

·         Perspectivar um pensamento-rizoma na educação nas linhas de uma cartografia literária conectada ao corpo-escritura, às microfeminilidades e às performatividades de gênero.

 

·   Devorar os conceitos de livro-rizoma e corpo-escritura nas engrenagens de uma maquinaria antropofágica nas artes de escrever-educar.

 

·      Experimentar as potências políticas e eróticas do corpo-escritura, como abertura aos feminismos subversivos em suas multiplicidades e devires.


Palavras-chave:

Cartografias literárias. Rizoma. Corpo-escritura.

Microfeminilidades. Performatividades de Gênero.

Antropofagia. Erótica. Educação.

MEMBROS (em ordem alfabética): 

Ademilson Filocreão Veiga 

Mestrando em Educação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC-UFPA-CAMETÁ), linha de pesquisa Culturas e Linguagens. Graduado em Letras - Língua Portuguesa, também pela UFPA. Desenvolveu de 2017 a 2019, como bolsista PIBIC/CNPQ, dois planos de trabalho em escolas públicas de Cametá, cuja proposta era proporcionar uma literatura mais fruitiva e menos instrumental no ambiente escolar. Desde a graduação, desenvolve pesquisa com Clarice Lispector aliada à filosofia, questões de gênero, arte e educação. Para a dissertação de mestrado, também se alia à obra de Virgínia Woolf. Como Virgínia, acha que as palavras são uma maneira de resistir. Como Clarice, antes de sentir arte, sentiu a beleza profunda da luta.

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Email: ademilson.veiga@cameta.ufpa.br


Ana Carolina Lopes Medeiros

Atualmente, Estudante de Graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará, regularmente matriculada na turma 2018 no Pólo de Mocajuba do Campus Universitário Tocantis/Cametá. Atuando no Projeto de Pesquisa: “ O LIVRO RIZOMA E A MÁQUINA LITÉRIA: Devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar”, acentuando o estudo “AS VOZES POLIFÔNICAS NA LITERATURA DE CLARICE LISPECTOR”. 

Email: anacarolinalopesmedeiros@gmail.com



Ana Paula Gomes

Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Pará (2018) com ênfase em História Oral e História Cultural através da pesquisa "Cultura Marginal: A trajetória das drags themonias em Belém do Pará" e atualmente  Mestranda do Programa de Pós Graduação Educação e Cultura PPGEDUC pesquisando sobre  temáticas que envolvem gênero, arte, educação e sexualidade no Brasil, dialogando estudos voltados a Teoria queer articulados aos estudos cartográficos de Deleuze e Guatarri com a pesquisa "A MONTAÇÃO VIROU MEGAZORD E AS THEMONIAS VEM EM POROROCA: A arte drag como potência infernal na Educação através da atuação das drags themonias"

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Christiane Costa Lira 
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC-UFPA). Possui Especialização em Literatura Brasileira (Faculdade de Educação de São Luís-SP). Graduada em Letras - Língua Portuguesa (UFPA), Técnica em Secretaria Escolar. Membra do Coletivo de Mulheres Sumanas. Atualmente, cursa Pedagogia (UFPA) e Especialização em Mídias Digitais para a Educação (Faculdade de Comunicação e Arte-UFMT). Desenvolve pesquisa cartográfica, no mestrado, sobre a condição da mulher na sociedade a partir da arte literária de Clarice Lispector e Carlos Drummond de Andrade embasada na filosofia da diferença deleuziana-guattariana entrelaçada aos estudos feministas e filosóficos de Arendt, Butler, Beauvoir, Davis, Foucault, Hooks e outros. Gosta de Teatro e performances poéticas. Em seus desajustamentos, sonha com uma sociedade inclusiva que possa abrir mundos para todas, todos e todes, em uma educação como prática da liberdade.


            Eleazar Venâncio Carrias 

Doutorando em Educação na Amazônia (PGEDA - UFPA). Mestre em Educação (UnB).  Especialista em Educação Profissional de Jovens e Adultos (CEFET-PA). Licenciado em Pedagogia (UFPA). Desenvolve pesquisa sobre o corpo-escritura e a criação poética com Hilda Hilst, na perspectiva de uma educação pelo sensível. 

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Fabíola de Fátima Igreja 

Mestra em Educação e Cultura (PPGEDUC UFPA-CUNTINS). Graduada em Letras-Língua portuguesa (UFPA-CUNTINS). Desenvolve cartografias literárias com as obras de Clarice Lispector entre arte-literatura e educação nas tramas do pensamento filosófico da Diferença, experimentando a literatura de mulheres como corpo poético e político de resistências e aprendizagens da vida em potência de criação e insurgência nas derivas da pesquisa em Educação. Flana entre palavras, melodias e  maresias. 

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Jônatas de Jesus Tavares Farias

  Graduando do Curso de Letras Língua Portuguesa, pela UFPA. Desenvolveu pesquisas em escolas da rede pública de Cametá. Mergulha nas tramas da palavra poética de Manoel de Barros, buscando-se movimentar pelas geo-corporiedades intensas e desconhecidas da arte-vida E literatura-viva. Embrenha-se, atualmente, nas tessituras do pensamento "Literatura-viva", experimentando encontros entre a poética barreana e a filosofia deleuze-guattariana. É puxado por ventos e palavras.

 E-mail: jonatasdijesus@gmail.com

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    Jessé Pinto Campos

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - (PGEDA/UFPA). Mestre em Educação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA). Graduado em Letras - Habilitação em Língua Inglesa (2011) na Universidade Federal do Pará. Atualmente, Professor Substituto na Universidade Federal do Pará, lotado no Campus Universitário do Tocantins/Cametá e membro do Grupo de Pesquisa ANARKHOS: Micropolíticas, Arte-Performance e Experimentações Literárias na Educação.


Maria Durcilene Freitas Corrêa

Graduada em Licenciatura Plena em Letras/Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2005). Especialista em Linguagem e Educação (2009) UFPA/ Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Mestranda do Curso de Educação e Cultura (PPGEDUC) da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Pesquisadora na área da Filosofia da diferença, cartografias intensivas em Arte e Educação, as potências e os devires feminino. É professora Efetiva da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Cametá.

Email: ducycorrea@yahoo.com.br

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Maria Eduarda dos Santos Bacha 

Estudante de Graduação em Letras, Língua Portuguesa (UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa ANARKHOS: Micropolíticas, Arte-Performance e Experimentações Literárias na Educação, coordenado pela professora Drª Gilcilene Dias da Costa, no qual desenvolveu, de agosto de 2020 a julho de 2021, o plano de trabalho "Clarice Lispector e o Devir-mulher na Literatura", como bolsista PIBIC - UFPA/INTERIOR e de agosto de 2021 a julho de 2022, o plano de trabalho "Cartografias de leitura nômade e devir-criança em Clarice Lispector", como bolsista PIBIC - UFPA/INTERIOR. Ambos os planos de trabalhos estão articulados ao projeto de pesquisa O LIVRO-RIZOMA E A MÁQUINA LITERÁRIA: Devires do corpo político feminino nas artes de escrever-educar

Email: deduardabacha@gmail.com

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Maria Madalena Silva da Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2005). Especialista em Tradução e Interpretação de Libras\Língua Portuguesa, mestra em Educação PPGEDUC\UFPA campus Cametá, colaboradora e formadora - Acesso Cursos, compõe a comissão de verificação de autodeclaração da Universidade Federal Rural da Amazônia, tradutora intérprete de língua de sinais da Universidade Federal do Pará, professor formadora da Universidade Federal do Pará e da Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba, professora do Atendimento Educacional especializado AEE, compõe o grupo de estudos GELIBRAS, uma das fundadoras do coletivo de mulheres negras SANKOFA, vereadora (PSOL) na mandata por todas as vozes. Atuação com o público das Pessoas com Deficiência, transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades, Educação para as relações étnicos raciais e educação Antirracista.

Email: madceg@yahoo.com.br


Warllen Barros de Souza (Nome Artístico: Liberte Lima)

Prof-artista. Mestrando em Educação e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA). Linha de pesquisa Culturas e Linguagens. Participante do Grupo  pesquisa ANARKHOS. Graduado em história, 2018 (UFPA/CUNTINS). Experimenta encruzilhadas cartográficas em múltiplos planos de pensamentos com a arte, a Teoria queer, Filosofia da Diferença, Gênero-Sexualidades e Educação na Amazônia.

E-mail: warllensouzaws@gmail.com

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2. Filosofia, Micropolíticas e Micropoéticas, Corpo, Arte-Performance e Heterotopias na Educação.

Pesquisador: José Valdinei Albuquerque Miranda


Objetivos:

·         Discutir abordagens do pensamento da diferença nas relações entre micropolíticas e mocripoéticas na educação.

 

·         Experimentar a arte-performance como linguagem anárquica do corpo em espaços escolares e não escolares.

 

·         Cartografar experimentações com arte-performance e a produção de heterotopias inventivas na educação.


Palavras-chave:

Arte-Performance. Micropolíticas. Micropoéticas.

Corpo. Linguagem. Variações anárquicas.

Cartografia. Heterotopia. Educação.

MEMBROS (em ordem alfabética): 

Bruno da Silva Viana

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA), linha de pesquisa Culturas e Linguagens. Bolsista CAPES do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia PROCAD-AM (2019). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2017). Transita às margens das pesquisas em Educação, com estudos em arte-poesia marginal de Paulo Leminski; experimentações, vibrações, contaminações e anarquia da palavra na educação.

vianabruno13@gmail.com

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Caroline do Socorro Freitas Maciel

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC UFPA-CUTINS). Graduada em Pedagogia (UFPA-CUTINS). Desenvolve pesquisa sobre CORPO E ARTE PERFORMATIVA DE GÊNERO: HETEROTOPIAS INVENTIVAS NA EDUCAÇÃO, com o objetivo de problematizar as questões de governo e à regulação do corpo discutidas por meio da arte performativa do gênero e destacando sua potência inventiva na construção de espaços de heterotopias na educação.

Email: carolinesocorroped13@gmail.com

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Fernanda Serrão Carneiro

Licenciada em Ciências Naturais (UFPA/CAMETÁ – 2018), mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC – UFPA/CAMETÁ – 2021), na linha de pesquisa Culturas e Linguagens, bolsista do programa de ações afirmativas da Fundação de Amparo à Pesquisa na Amazônia (FAPESPA). Desenvolve, na pós-graduação, a pesquisa-experimento sobre o CORPO e CRIAÇÃO como elementos vivos na educação, com a cosmovisão de arte de Hélio Oiticica, na Arte Ambiental, arte experimental e recriação de vida-mundos, em diálogo com Foucault, Nietzsche, Deleuze e Guattari, entre outros filósofos e artistas.

Email: fernandasrcarneiro@gmail.com




 

Ivana Moura Viana

Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de educação; Professora da rede Municipal de ensino de Cametá. Mestranda do PPGEDUC – UFPA. Sua pesquisa de dissertação de mestrado discute sobre Variações de Gênero e Sexualidade numa perspectiva de Arte Performance, realizada na escola de ensino Médio Osvaldina Muniz, em Cametá-Pa, tendo como participantes integrantes do GEACOM (Grupo Experimental Arte-Cultural Osvaldina Muniz).

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Marta Martins Pederiva

Doutoranda em Educação na Amazônia (PGEDA), Associação Plena em Rede (Educanorte), pelo polo Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA) com a pesquisa "DEVIRES-MUSICATUANTES". Mestra em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena, em São Paulo, com a pesquisa "Musicatuante: Desafios e Possibilidades". Licenciada em Educação Artística com habilitação em Música pela Universidade de Brasília (UNB). Atua na interface artística entre música e teatro, além de buscar pistas para processos educativos em arte mais integrais, diversos e plurais.

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Email: marta.pederiva@hotmail.com


Sandro Henrique Rodrigues Menezes

Psicólogo (SMS/Cametá-PA); Bacharel em Psicologia; Especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes (LACRI/IPUSP). Coordenação do Núcleo Especializado de Atendimento e Apoio Pedagógico (SEMED/2016). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura, Linha de Pesquisa de Culturas e Linguagens (PPGEDUC/UFPA). Desenvolve pesquisa na temática de narrativas de gênero e educação.





Rudyeri Ribeiro Pantoja

Bacharel em Cinema e Audiovisual (UFPA/BELÉM), artista audiovisual com atuação principalmente na área de direção, roteiro e fotografia, atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/Cametá). Na pós-graduação desenvolve uma pesquisa que explora as pontes e tensões possíveis entre a arte-resistência, a performatividade do corpo e a educação, tendo como centro as possibilidades da expressão da tal arte-resistência a partir da perspectiva de corpos minoritários através da subversão e rebeldia do filme-manifesto.

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