Anúncio do V Colóquio Anarkhos - Artevivências Anárkhicas: Sentidos e Performatividades

 

O Grupo de Pesquisa ANARKHOS – "Micropolíticas, Arte-Performance e Experimentações Literárias na Educação" foi criado no ano de 2018 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins, Cametá, Pará. O grupo objetiva tecer redes de conexões rizomáticas entre pesquisas da pós-graduação, graduação e outras coletividades por linhas de experimentações na perspectiva da Filosofia da Diferença, estudos de gênero, microfeminilidades e performatividades, em suas relações com as artes e as literaturas na pesquisa cartográfica em educação. Intercessorxs como Deleuze e Guattari e Aleixo e Barros e Butler e Corazza e Eneida e Evaristo e Foucault e Hilst e Kerouac e Klee e Leminski e Lispector e Nietzsche e Oiticica e Pagu e Preciado e Tadeu e Zélia e Woolf... compõem a geo-política filosófica, artística, literária do pensamento da diferença nas suas confluências com a pesquisa cartográfica em educação.

No ano de 2023, o V Colóquio Anarkhos: "Artevivências Anárkhicas: sentidos e performatividades" experimenta uma vivência anárquica da livre arte em suas potências dionisíacas de criação.

Traça uma geo-filosofia nômade do corpo-pensamento para propor intervenções, montações, instalações, projeções, subversões anárquicas com a arte, a literatura, a educação.

Experimenta os sentidos, as micropolíticas e as performatividades do corpo anárquico, tecendo alianças e agenciamentos coletivos capazes de provocar fissuras e traçar linhas de fuga para os devires nos (des)territórios da arte, da literatura, da educação.

Dias 01 e 02 de Junho de 2023.

Na Universidade Federal do Pará, Campus Cametá.

Comentários

Postagens mais visitadas